SERVIÇOS
Para se obter sucesso e aceitação no atual cenário do mercado global, a sustentabilidade deve estar 100% incorporada na forma como realizamos os nossos negócios e como atuamos com os nossos parceiros. A SOMA tem o entendimento das megatendências que afetarão as empresas e consequentemente a sociedade geral para as próximas décadas. Portanto nossa resposta a essa megatendência deve estar integrada as dimensões econômicas, sociais, ambientais e sustentáveis como estratégia de negócios em todos os processos e ferramentas para o bem estar do planeta, sempre com parcerias engajadas e reconhecidas internacionalmente.
(CPR Verde = 27 serviços ambientais prestados/Safra anual) .
A geração de Cédula de Produto Rural (CPR Verde) de conservação florestal como ferramenta ESG (Environmental Social and Governance) além de realizar Compensação de emissões de gases do efeito estufa (GEE), também pode ser utilizada como comprovação de Produto Livre de Desmatamento, cumprindo uma agenda internacional Europeia, onde, a partir de 2023 intensificará as notificações sobre taxação na importação de produtos que não possuírem tal comprovação.
Nossa solução é disruptiva, regenerativa, altamente escalável e não precisa de monitoramento, pois já é performada, e atua num mercado de trilhões de dólares anuais. Auxiliamos de forma contundente o fim dos desmatamentos e o estímulo ao reflorestamento de áreas nativas, num formato em que todos os envolvidos ganham, desde o proprietário rural (agente preservador), passando pela cadeia de produção, comercialização/exportação até chegar ao consumidor final que consegue verificar através de QR Code ou Código de barras, qual área este determinado produto está ajudando a preservar (Mata em Pé).
A CPR Verde lastreia os ativos de conservação florestal que são gerados a partir do serviço já realizado de conservação de biomas nativos, incluindo áreas de reserva florestal e de preservação permanente, Valorando este Serviço Ecossistêmico, que, até então, eram áreas “improdutivas”, sem valor econômico aos olhos do mercado financeiro, são aqueles 20% ou até 80% de reserva Legal previstos através da Lei Federal N˚ 12.651/2012. A nossa solução, a CPR Verde, permite que empresas de qualquer porte, obtenham um posicionamento alinhado com as práticas ESG e com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU). Isso é feito de forma segura, transparente, pois todo processo é auditado por terceira parte e chancelado pela B3 e, ainda, agrega valor às empresas, aos seus produtos e serviços, com a possibilidade de gerar um “Novo Caixa” adicionando valor ambiental a estes, bem como redução de ICMS para o Investidor (a depender de alguns fatores), com a finalidade da redução do desmatamento e conservação dos Biomas.
Com o Protocolo de Kyoto (1997), as nações industrializadas passaram a ter o dever de reduzir suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), durante o período de 2008 a 2012, em 5,2% em relação aos níveis de 1990. Desde então os governos passaram a calcular quanto precisam diminuir e repassam essa informação às indústrias do país, estabelecendo uma cota para cada.
As empresas podem e devem adotar as agendas de 2025, 2030 e 2050, medidas de eficiência energética buscando atingir suas metas de redução e/ou ir ao mercado comprar os Créditos de Carbono ou ativos ambientais para mitigar suas emissões.
O Crédito de Carbono representa uma tonelada de carbono que deixou de ser emitida na atmosfera (1 tonelada de CO2 não emitida = 1 Crédito de Carbono).
Assim, existe a compensação: para a empresa que não conseguir reduzir suas emissões, ela deverá comprar o Crédito de Carbono certificado pelo mercado voluntário ou regulado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, seja pela redução de suas emissões de dióxido de carbono, seja evitando o lançamento de GEE na atmosfera ou investindo em fontes geradoras de energias limpas. A quantidade de gases do efeito estufa que uma fonte de energia limpa deixa de emitir ou retira da atmosfera é que pode ser convertida em créditos de carbono.
Por gerarem energia elétrica sem emissão de CO2 as energias renováveis, principalmente Energia Fotovoltaica e Eólica, são modelos para a geração de Créditos de Carbono do mercado voluntário, reforçando um cenário vantajoso e disruptivo na geração de energia limpa. A SOMA, comercializa o estoque de créditos de carbono do mercado voluntário de parceiro certificado pela ACR. (https://americancarbonregistry.org/)
É sabido que o Brasil é a vitrine das commodities agrícolas e minerais devido as riquezas de recursos naturais e um território de tamanho continental, com pujança econômica e crescente. De acordo com um levantamento de 2019 da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), as commodities representam 63% do valor das exportações brasileiras. Essas exportações equivalem a 6,7% do produto interno bruto (PIB) brasileiro, segundo a UNCTAD. De acordo com a UNCTAD, países em que as exportações de commodities superam 60% das exportações totais em termos de valor já são considerados como dependentes desse tipo de mercadoria. A SOMA trás para você as melhores cotações e oportunidades de investimentos.